O acordo é referente aos sistemas de água e de esgoto que estão sendo construídos e serão, posteriormente, administrados pelo município
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), entregou ao prefeito de Parintins, Mateus Assayag, nesta quinta-feira (15/05), Termo de Acordo de Cooperação Técnica (TACT) referente às obras dos sistemas de água e de esgoto que o Governo do Amazonas está construindo no município. O acordo é importante porque o município, responsável pelo saneamento básico, irá administrar o sistema, depois de concluído.
As obras estão sendo realizadas pela UGPE, por meio do Programa de Saneamento Integrado (Prosai). A entrega do acordo ao prefeito foi feita pelo secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, no encerramento da Missão de Pré-Arranque do BID, relativa ao programa. A missão do BID, realizada em Manaus, iniciou na terça-feira (13/05). Trata-se de uma fase preparatória para a Missão de Arranque que ocorrerá em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), em julho.
O encontro teve como foco o alinhamento das próximas etapas do programa e o andamento das obras do Prosai no município. Tratou de temas como a importância da formalização de convênios entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Parintins, além dos avanços nas obras de infraestrutura previstas pelo programa.
Na ocasião, o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, destacou a relevância da parceria com o município. “Estamos há três dias com a equipe do BID, em uma intensa agenda de trabalho voltada para a Missão de Arranque do Prosai. Abordamos diversos aspectos técnicos e administrativos, além de promover oficinas de capacitação para nossas equipes, com foco em temas como processos de aquisição. No encerramento, recebemos o prefeito Mateus Assayag para apresentar detalhes do planejamento do que temos pela frente”, afirmou Campêlo.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEO prefeito de Parintins, Mateus Assayag, ressaltou a importância da reunião com a UGPE e a equipe do BID para o avanço do Prosai na cidade. “Além de conhecer mais detalhes do programa, discutimos tratativas importantes para garantir que o projeto avance de forma concreta. O Prosai representa investimentos significativos para o município, especialmente para a população da zona urbana, com obras que, sem dúvida, vão melhorar o dia a dia da nossa gente”, afirmou o prefeito.
O último dia da Missão de Pré-Arranque contou com a presença da equipe do BID, composta pelo líder da Divisão de Água e Saneamento do banco, no Brasil, Gustavo Mendez, a analista de Operações Raisa Bettini, a especialista e a consultora de Água e Saneamento, Flávia Oliveira e Gabriela Capobianco, respectivamente. Participaram, também, os especialistas em Aquisições, Jorge Gonzalez, Fiduciária, Ana Jorgino, Ambiental, Henrique Zancheta, Social, Luciana Vanzan, e Turismo, Luciana Sagi, além das equipes técnicas da UGPE.
Segundo Mendez, a missão está alinhada às diretrizes do banco, quando se inicia um projeto. “Tivemos um bom diálogo com a Prefeitura de Parintins, que é uma das envolvidas no convênio de execução. Percebemos uma disposição por parte do município para cumprir com essa condição, o que é fundamental para o BID”, afirmou.
O post UGPE entrega à Prefeitura de Parintins termo de cooperação técnica no âmbito do Prosai, durante missão do BID apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.