Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Brincando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Brincando com JesusBrincando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

UGPE apresenta ao MPAM o projeto da nova sede da instituição, com estrutura ampla, moderna e sustentável

16 de setembro de 2025
Compartilhar

Novo prédio proporcionará mais acessibilidade, áreas verdes, segurança e qualidade no atendimento à população

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), apresentou nesta terça-feira (16/09) aos procuradores, promotores e demais servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), o projeto da nova sede da instituição. O novo prédio, que vai centralizar as atividades das 109 Promotorias de Justiça da capital, contará com uma estrutura moderna, ampla e integrada a áreas verdes, com foco na sustentabilidade.

A apresentação foi feita no auditório do Ministério Público pelo secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo; pela coordenadora de projetos da Sedurb, Reny Moita; e pela procuradora-geral de Justiça do MPAM, Leda Mara Nascimento Albuquerque.

Com investimentos de aproximadamente R$ 183 milhões provenientes do MPAM e do Governo do Estado, a obra prevê a edificação de um complexo moderno na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona sul da capital, em conformidade com normas de acessibilidade, técnicas e de segurança.

Segundo levantamento feito pelo MPAM, a construção da nova sede representará uma economia anual de até R$ 10 milhões, com a centralização das promotorias em um único prédio. Atualmente, além da sede no bairro Nova Esperança, zona oeste, o Ministério Público funciona em prédios alugados, com promotorias distribuídas em diversos espaços.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O projeto, que prioriza sustentabilidade e bem-estar, contará também com áreas verdes preservadas, incluindo o plantio de espécies nativas da Amazônia para formar um microecossistema que atraia a fauna local. O novo prédio será composto por três blocos, projetados com capacidade para reunir até mil pessoas, entre servidores, membros e usuários.

Segundo o secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, o órgão será responsável pela obra, que inclui a elaboração dos estudos, planejamento, licitação e fiscalização de todas as etapas, garantindo a conclusão dentro dos prazos e padrões de qualidade estabelecidos.

“É um momento histórico para o Ministério Público do Amazonas, que é um órgão essencial para o controle social da sociedade de um modo geral. Então, é mais um projeto que vai transformar a vida das pessoas por meio das condições que são essenciais para o MPAM desenvolver o seu trabalho de forma adequada. O projeto está muito bonito, sustentável e a gente tem certeza de que daqui a alguns anos participaremos da inauguração” disse Campêlo.

A procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, destacou que a construção da nova sede é um marco para a instituição. “O Ministério Público é uma instituição que abarca uma série de demandas sociais importantes. E pela grandeza que tem, como ferramenta de transformação social, é necessário um espaço proporcional. Agradeço a UGPE pela parceria e ao Governo do Amazonas pelo comprometimento em destinar os recursos para a obra”, ressaltou.

No dia 2 de setembro, a UGPE e o MPAM assinaram o Termo de Cooperação Técnica e Financeira (TACTF) para viabilizar a construção do novo prédio.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Projeto

O projeto contempla desde a preparação do terreno à entrega final da edificação, incluindo sondagem, topografia, terraplanagem, aplicação de revestimentos, instalações elétricas, sistemas de combate a incêndio e demais serviços de engenharia.

A nova sede, com aproximadamente 28 mil metros quadrados de área, contará com recepção, gabinetes das promotorias, setores administrativos e de apoio, núcleos especializados, ouvidoria, auditórios, restaurantes e áreas de atendimento ao público.

A centralização dos serviços proporcionará maior eficiência, sinergia institucional e um atendimento mais humanizado, com espaços adequados para grupos vulneráveis, como mulheres vítimas de violência, crianças e adolescentes.
O post UGPE apresenta ao MPAM o projeto da nova sede da instituição, com estrutura ampla, moderna e sustentável apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Expoagro 2025: Governo do Amazonas inicia concursos leiteiros de bovinos e caprinos

2 de outubro de 2025
Amazonas

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fapeam de CT&I -Edição 2025

2 de outubro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima aponta valorização de mototaxistas e motofretistas com liberação de crédito

2 de outubro de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação lança Plano de Integridade e Código de Ética, Conduta e Integridade

2 de outubro de 2025
Amazonas

Ipaam registra 36 chamados da população e resgata 39 animais silvestres em setembro

2 de outubro de 2025
Amazonas

Seas inicia ciclo de palestra nos restaurantes Prato Cheio sobre Outubro Rosa e alimentação saudável

2 de outubro de 2025
Brincando com JesusBrincando com Jesus