Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Brincando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Brincando com JesusBrincando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

UEA reinaugura Teatro dos Artistas e Estudantes Américo Alvarez e passa a contar com espaço cultural próprio

12 de agosto de 2025
Compartilhar

Universidade entregou um novo espaço de formação e cultura totalmente reformado

Fotos: Antônio Lima/ Secom e Daniel Brito/UEAO Teatro dos Artistas e Estudantes Américo Alvarez passou a ser, oficialmente, equipamento cultural da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O local foi reinaugurado na noite de segunda-feira (11/08), pela UEA, com a presença de professores, estudantes, artistas locais e gestores públicos, na sede do teatro, localizado na avenida Ramos Ferreira, 1.572, Centro, zona sul de Manaus.

Fruto de uma articulação institucional entre a UEA e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, esta é a primeira vez que a universidade conta com um espaço cultural próprio.

Com uma área de 299,20 m², o local cujas atividades foram iniciadas em 1986, e encontravam-se paradas há, pelo menos, 5 anos, foi reformado pela UEA e passar a incorporar, de forma ativa, as atividades práticas e pedagógicas dos cursos de Dança, Teatro e Música ofertados pela instituição, por meio da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat).

Em seu discurso, o reitor André Zogahib destacou o compromisso da UEA com a formação cidadã e o desenvolvimento cultural do Amazonas. Segundo ele, o teatro representa a valorização da arte, da memória e da educação visto que a cultura tem o papel de agente de desenvolvimento humano e social.

“Ao reinaugurar o “Américo Alvarez”, a UEA reafirma sua missão de formar profissionais sensíveis, preparados e conectados com a realidade cultural do nosso povo. A reabertura do teatro marca não apenas a valorização da memória artística local, mas, também, um novo capítulo na formação de futuros profissionais das artes na nossa região”, ressaltou o reitor.

A vice-reitora, Kátia Couceiro, aproveitou para reforçar a importância do espaço na formação acadêmica e democratização do acesso à cultura. “A arte é uma ferramenta fundamental de transformação social. Este teatro será um laboratório vivo para nossos estudantes, um lugar de encontro entre teoria e prática, entre universidade e sociedade”, disse.

O titular da Secretaria Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Caio André, enfatizou que a reinauguração marca um momento de alegria para a cultura do estado. “Reinaugurando esse teatro tão importante para a cultura do nosso estado, revitalizado e com o seu nome original. De volta para os estudantes e para os artistas, por meio da Universidade do Estado do Amazonas, com a certeza que daqui sairão grandes espetáculos, novamente, e teremos mais uma vez a nossa história cultural pujante e deixando um grande legado para as futuras gerações”, comentou o secretário.

Para o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Darlisom Ferreira, a reabertura do Américo Alvarez é mais que uma entrega de infraestrutura: é a devolução de um espaço de memória, criação e transformação da sociedade. “Este teatro será um elo entre universidade e comunidade, formando artistas e cidadãos comprometidos com a cultura e transformação social. Que este palco siga iluminando talentos e fortalecendo a identidade amazonense”, afirmou.

Fotos: Antônio Lima/ Secom e Daniel Brito/UEAPara a diretora da Esat, Adriane de Felippe, com a reinauguração, a universidade amplia sua infraestrutura de apoio às atividades práticas dos cursos da unidade e fortalece o vínculo com a sociedade, oferecendo um espaço acolhedor, acessível e preparado para receber produções artísticas de qualidade.

“A arte tem um papel fundamental na construção de sujeitos críticos, criativos e comprometidos com o coletivo. Este teatro será um espaço de vivência, de trocas e de construção de identidade. É um presente para nossos estudantes e para toda a comunidade”, ressaltou Adriane.

Durante o evento, foram aclamados pela comunidade acadêmica da UEA, Sérgio Cardoso, Kid Mahall, França Viana, Elias Monteiro, Martha Martie, Eneila dos Santos e Ana Mendes pelas suas contribuições ao longo da história do teatro.

A solenidade de reinauguração contou, ainda, com a presença de pró-reitores; diretores de unidades; demais membros da gestão superior e representantes da comunidade acadêmica.

Espetáculo

O espetáculo “De Volta à Beira” da Companhia de Dança Movère abrilhantou à noite, com uma apresentação imersiva que ecoa os ritmos dos rios amazônicos e a relação do povo amazonense com sua terra, costumes e interações, além de englobar ancestralidade, conexão e familiaridade, juntando todos à celebração da grande festa à beira do rio.

A companhia de dança nasceu dentro da UEA. O espetáculo “De volta à Beira”, por exemplo, tem parceria com o projeto de extensão “Musicando” do curso de Música da universidade, para pulsar a melodia do sax do Beiradão.

Sobre o teatro

O Teatro dos Artistas e Estudantes Américo Alvarez foi inaugurado em 1986 como Teatro dos Artistas e dos Estudantes e, posteriormente, renomeado em homenagem ao teatrólogo, radialista e animador cultural Américo Alvarez, em 1992. O teatro, que funcionou como um centro de estudos e pesquisas de artes cênicas, teve um papel importante na formação de novos atores e bailarinos no Amazonas, oferecendo cursos de iniciação ao teatro e dança, além de apresentações de espetáculos e mostras de teatro estudantil.
O post UEA reinaugura Teatro dos Artistas e Estudantes Américo Alvarez e passa a contar com espaço cultural próprio apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Educação do Amazonas é destaque no Prêmio MEC da Educação Brasileira

12 de agosto de 2025
Amazonas

Busca Preço Amazonas agora tem aplicativo para celular

12 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas celebra o Dia Internacional da Juventude com ações do Pelci

12 de agosto de 2025
Amazonas

Amazonprev retoma recadastramento para aposentados e pensionistas

12 de agosto de 2025
Amazonas

Manaus recebe Encontro Internacional de Capoeira Tradicional com mestres do Brasil e da Europa

12 de agosto de 2025
Amazonas

Centro de Documentação e Memória celebra cinco anos preservando a história da Imprensa Oficial e do Diário Oficial do Amazonas

12 de agosto de 2025
Brincando com JesusBrincando com Jesus