Projetos idealizados pelo Centro Cultural Ogum Beira-Mar e Cabocla Mariana foram contemplados pela PNAB
FOTO: Divulgação
Um espaço para gerar renda, trocar experiências e fortalecer a cultura local. Essa é a proposta do projeto Vitrine de Saberes Artesanais, iniciativa que busca promover o empreendedorismo entre mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente moradoras do Loteamento Teixeirão e dos bairros Santa Rita, Palmares e Francesa, no município de Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus).
O projeto é contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e realizado com apoio do Conselho Estadual de Cultura, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, bem como do Governo Federal.
Por meio de oficinas artesanais, que envolvem desde técnicas tradicionais até saberes passados entre gerações, o projeto visa capacitar mulheres arrimo de família para o mercado empreendedor, criando oportunidades reais de geração de renda.
O projeto é fruto de outro projeto intitulado “Matriarcado Empreendedorismo Feminino”, contemplado pelo Edital 08/2024 da Lei Paulo Gustavo. Ele se estrutura sobre pilares como autonomia, empoderamento e cidadania, tendo como propósito central contribuir para a transformação da realidade socioeconômica de mulheres que enfrentam o desemprego e a exclusão social.
FOTO: Divulgação
Além de promover a inclusão produtiva, o projeto também valoriza a produção artesanal como expressão legítima da identidade cultural. As peças são produzidas por mulheres de comunidades tradicionais e mulheres de terreiro de Umbanda, que traduzem em seus trabalhos o saber ancestral e a vivência cotidiana de seus povos. A produção artesanal, nesse contexto, deixa de ser apenas um ofício e se torna também um instrumento de resistência e afirmação cultural.
Segundo Renata Ribeiro, uma das organizadoras, o público-alvo abrange mulheres, mães solo, avós e chefes de família que, apesar das dificuldades, mantêm viva a esperança de conquistar a independência financeira por meio de seus próprios negócios. “É um projeto que nasce do território e volta para ele como possibilidade concreta de transformação. A cultura, o saber e a força das mulheres são o nosso principal motor”, reforça.
Com ações pautadas na economia criativa e no fortalecimento da rede de produção local, o projeto Vitrine de Saberes Artesanais pretende se consolidar como referência em iniciativas de desenvolvimento comunitário e protagonismo feminino na capital amazonense.
Essa iniciativa visa apresentar como produto final a I Mostra de Empreendedorismo Cultural, aberta ao público, oferecendo visibilidade aos trabalhos e promovendo uma conexão direta entre cultura, mercado e comunidade.
Para mais informações sobre esse e outros projetos você pode verificar pelo perfil no Instagram: @ccobcm.
O post Projeto Vitrine de Saberes Artesanais promove empreendedorismo feminino e valorização cultural em Parintins apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.