Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Brincando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Brincando com JesusBrincando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

PC-AM deflagra Dia ‘D’ da Operação Caminhos Seguros e apresenta balanço parcial de 87 prisões por crimes contra crianças e adolescentes

15 de maio de 2025
Compartilhar

Do total de prisões efetuadas, 44 ocorreram em Manaus e outras 43 no em cidades do interior

Foto: Beatriz Sampaio/PC-AM.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), deflagrou, nesta quinta-feira (15/05), o Dia ‘D’ da Operação Caminhos Seguros, apresentando o balanço parcial com 87 prisões por crimes contra crianças e adolescentes.

Até o momento, foram efetuadas 87 prisões em todo o estado do Amazonas, sendo 44 em Manaus, realizadas pela Depca, Polinter e demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs), e outras 43 no interior. Somente no Dia “D”, foram presas 36 pessoas. Além das prisões, a operação contempla a realização de palestras, ações educativas, preventivas e repressivas relacionadas a esses crimes.

Somente em Manaus, foram registradas cinco prisões em flagrante, enquanto no interior ocorreram sete flagrantes. As demais prisões decorreram do cumprimento de mandados de prisão preventiva e sentenças penais condenatórias.

Em coletiva de imprensa, o delegado Alessandro Albino, diretor do DPM, destacou que o levantamento apresentado é parcial. A Operação Caminhos Seguros é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).

Foto: Lyandra Peres /PC-AM.

“Todos os estados do país estão participando. Esta ação será realizada ao longo de todo o mês de maio, que marca a campanha nacional de enfrentamento aos crimes de abuso e exploração sexual. Já prendemos mais de 80 pessoas em todo o estado, entre capital e interior. Trata-se de um balanço expressivo, com prisões pontuais de grande relevância, muitas delas relacionadas a crimes graves cometidos em períodos anteriores”, afirmou o delegado.

A delegada Juliana Tuma, titular da Depca, informou que o Dia “D” representa o ápice da operação, iniciada em 30 de abril, com ações que se estenderão por todo o mês de maio. Segundo ela, a PC-AM reafirma seu compromisso com a proteção de crianças e adolescentes, registrando um número significativo de prisões, tanto na capital quanto no interior.

“Estamos atuando de forma intensiva e integrada com as delegacias do interior, marcando presença não apenas nas investigações e cumprimento de mandados, mas também nas escolas, embarcações, semáforos — em todos os locais onde houver crianças em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência”, disse a delegada.

A titular da Depca relatou que hoje foi o ápice em termos de prisões e de ações preventivas e de sensibilização. “Fazemos um apelo à sociedade para que se una a nós nessa luta, não apenas contra a violência sexual, mas contra toda e qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes”, destacou Juliana Tuma.

Foto: Beatriz Sampaio/PC-AM.

A delegada ressaltou ainda que o número expressivo de prisões demonstra o comprometimento da Polícia Civil e das forças de segurança, bem como dos demais atores da rede de proteção, com o enfrentamento à violência infantojuvenil.

“É fundamental destacar outro marco importante desta operação: a inserção do material genético de presos com sentença penal condenatória no Banco Nacional de Perfis Genéticos. Essa é uma medida em conformidade com a Lei de Execução Penal e representa uma repressão qualificada. Não basta apenas prender; é necessário investigar com profundidade, utilizando a inteligência policial de forma estratégica”, enfatizou a delegada.

O delegado Fábio Aly, titular da Polinter, agradeceu o apoio das Polícias Civis de outros estados — Rondônia, que cumpriu um mandado; Pará, com dois; Maranhão e São Paulo. Segundo ele, a operação contou com um levantamento integrado e criterioso, que permitiu identificar e prender alvos em diversas regiões.

“Conseguimos localizar foragidos do interior que estavam em Manaus e até dois foragidos vindos de Rio Branco (AC). Essa cooperação foi fundamental para o êxito da operação”, explicou Aly.

“Reforço o pedido à população: continuem denunciando. A operação segue até o dia 30 de maio. Seguiremos cumprindo mandados de prisão. Neste momento, faço um chamamento: denunciem por meio do nosso WhatsApp (92) 3667-7727. A Polícia Civil está atenta e atuante”, concluiu.
O post PC-AM deflagra Dia ‘D’ da Operação Caminhos Seguros e apresenta balanço parcial de 87 prisões por crimes contra crianças e adolescentes apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Acolhendo pedido da PGE-AM, Corte Especial do TRF1 confirma competência do Ipaam para licenciamento do ‘Potássio Autazes’

15 de maio de 2025
Amazonas

Caic TEA: Unidade especializada em atendimento de crianças autistas leva alívio às famílias da zona leste de Manaus

15 de maio de 2025
Amazonas

FVS-RCP esclarece que casos em escolas de Iranduba são de varicela, e não de mpox

15 de maio de 2025
Amazonas

Em Humaitá, Governo do Amazonas investimentos para fortalecimento dos setores primário e social

15 de maio de 2025
Amazonas

Relatório Anual de Desmatamento 2024 destaca efetividade das ações de fiscalização do Ipaam no Amazonas

15 de maio de 2025
Amazonas

Kits de bebês: Governo do Amazonas entrega itens de enxoval a grávidas em Humaitá

15 de maio de 2025
Brincando com JesusBrincando com Jesus