O projeto faz parte das obras que estão sendo conduzidas através do Prosai e que vão garantir qualidade e segurança hídrica ao município
Foto: Divulgação/UGPE
O Governo do Amazonas está investindo na construção de um novo laboratório de análise de água em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), uma obra importante para a manutenção do padrão de qualidade e segurança do abastecimento na cidade. A obra está sendo realizada por meio do Programa de Saneamento Integrado (Prosai).
O programa é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O Prosai Parintins abrange saneamento básico, habitação, urbanização e construção de equipamentos públicos como parques, praças e um novo mercado.
De acordo com o secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, o laboratório faz parte de uma estrutura que contempla, ainda, um galpão de armazenamento, e que visa fortalecer o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) do município, tornando o monitoramento mais ágil e eficiente.
Os investimentos na rede de abastecimento de água são de R$ 53,7 milhões. As obras vão contemplar a construção de 34 quilômetros de redes de distribuição, além do laboratório e quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs).
O projeto do novo laboratório é um marco na estratégia do Prosai, para aprimorar a infraestrutura urbana e a saúde pública de Parintins, explica o secretário Marcellus Campêlo. Ao centralizar as análises de potabilidade, a intenção é garantir que a água consumida pela população atenda a todos os requisitos de segurança e pureza.
Foto: Divulgação/UGPE
De acordo com Marcellus Campêlo, o novo laboratório permitirá a realização de análises constantes, conforme as normas estabelecidas. “O laboratório é fundamental para analisar e comprovar a qualidade da água. Entre as principais análises que deverão ser realizadas no local estão os testes físico-químicos, que verificam pH, cor, turbidez e dureza. Além disso, serão feitos testes microbiológicos, para garantir a pureza e qualidade”, explicou.
A estrutura contará com equipamentos modernos, incluindo medidores de pH e turbidez, balanças, estufas, microscópios, fotômetros e cromatógrafos. O início de operação do laboratório está previsto para o primeiro semestre de 2026.
O Governo do Amazonas, por meio do Prosai, está investindo R$ 10 milhões para fortalecer o SAAE de Parintins. O objetivo é capacitar a autarquia, administrada pela prefeitura, para gerir de forma eficiente o novo sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário que está sendo implantado na cidade.
O post Parintins vai ganhar laboratório de análise de água, construído pelo Governo do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.