Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Brincando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Brincando com JesusBrincando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Noventa animais silvestres são resgatados pelo Ipaam de janeiro a maio

22 de maio de 2025
Compartilhar

Entre os animais salvos, estão jacarés, jiboias, peixes-boi e até filhotes de onça

FOTOS: Ipaam/ArquivoO Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) intensificou as ações de resgate de fauna silvestre. De janeiro a 22 de maio deste ano, foram registrados mais de 90 animais resgatados pela equipe técnica do Instituto. Entre as espécies resgatadas, destacam-se jacarés, peixes-boi, jiboias, aves como o socó-boi, além de filhotes de onça, preguiças, entre outros.

O serviço é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, por profissionais capacitados que avaliam cada ocorrência para assegurar o bem-estar dos animais. As ações incluem o resgate de espécimes que estejam fora de seu habitat natural, como filhotes abandonados ou animais feridos.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, explica que o Instituto não atende todas as solicitações de resgate. “O Ipaam não realiza o resgate de animais domésticos, como cães e gatos, nem de animais que estejam em seu habitat natural, pois nesses casos se trata de translocação, e não de resgate. Também não é permitida a remoção de ninhos, conforme estabelece a Lei de Crimes Ambientais”, disse.

O gestor informou ainda que, em ocorrências com animais localizados a mais de dois metros de altura, o procedimento é apenas de monitoramento até que o animal desça. Já em casos envolvendo a rede de energia elétrica, a concessionária é acionada para realizar o resgate, com posterior entrega do animal aos fiscais do Ipaam, que adotam os procedimentos cabíveis.

De acordo com o coordenador da Gerência de Fauna (GFAU) do Instituto, biólogo Marcelo Garcia, todos os animais resgatados passam por avaliação técnica para definir se serão imediatamente devolvidos à natureza ou encaminhados para tratamento e reabilitação, com posterior reintegração ao meio ambiente. Ele ressalta a importância do contato responsável ao acionar o serviço.

“No momento, há restrições no resgate de fauna devido à reforma do Cetras [Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres] do Ibama. Também não realizamos atendimento de fauna sinantrópica, como ratos, morcegos, abelhas e pombos. Conforme a legislação vigente, não é competência do Ipaam a remoção de animais que estejam em ninhos ou no seu habitat natural”, destacou.

FOTOS: Ipaam/ArquivoReforma no Cetras

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), parceiro frequente do Ipaam, está em processo de reforma e ampliação do Cetras, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e qualificar o atendimento à população e aos animais.

Durante esse período, o Ibama tem atuado de forma pontual em algumas situações, a fim de evitar sobrecarga operacional. A reforma integra o “Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies: Todos”, que visa à proteção e conservação da biodiversidade brasileira.

O Cetras é responsável pelo acolhimento, triagem, tratamento e reabilitação de animais silvestres resgatados, apreendidos ou entregues voluntariamente. Após a reabilitação, o Ibama realiza as solturas em áreas adequadas, promovendo a reintegração dos animais à natureza. O trabalho ocorre em parceria com órgãos ambientais, como o Ipaam.

Solicitação de resgate

O Ipaam disponibiliza atendimento via WhatsApp, pelo número (92) 98438-7964, para solicitações de resgate de fauna silvestre. Em casos de maus-tratos a animais, como abandono, agressão ou negligência, a Polícia Militar deve ser acionada pelo número 190, em situações de emergência e risco iminente. Denúncias também podem ser encaminhadas ao Ministério Público do Estado do Amazonas.

Para informações ou resgates específicos, o Ibama disponibiliza o contato do Cetras: (92) 99534-8389. O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar também pode ser acionado em casos de resgate de fauna silvestre ou crimes ambientais, pelo telefone (92) 98841-1553.
O post Noventa animais silvestres são resgatados pelo Ipaam de janeiro a maio apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas entrega certificação para primeiras turmas do projeto Sine Primeiro Emprego

22 de maio de 2025
Amazonas

Em Tapauá, governador Wilson Lima entrega quatro toneladas de alimentos para famílias e fortalece área do esporte e lazer

22 de maio de 2025
Amazonas

Fiscalização: Operação do Detran-AM registra 41 autuações e 10 remoções por infrações de trânsito

22 de maio de 2025
Amazonas

PC-AM causa prejuízo ao crime organizado com apreensão de pasta base de cocaína avaliada em R$ 12 milhões

22 de maio de 2025
Amazonas

Sedecti apresenta preocupação sobre a produção de ar condicionado em Manaus durante a 319ª reunião do CAS

22 de maio de 2025
Amazonas

Bienal das Amazônias celebra diversidade artística com olhar sobre as águas

22 de maio de 2025
Brincando com JesusBrincando com Jesus