Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Brincando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Brincando com JesusBrincando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Mutirão do Ipaam, MMA e Pnud atende 251 agricultores e registra 85 inscrições no Floresta+ Amazônia

5 de setembro de 2025
Compartilhar

Ação realizada em Manaus aproximou agricultores familiares de programas de incentivo à conservação da floresta

Foto: Ipaam/Divulgação

Duzentos e cinquenta e um agricultores familiares foram atendidos no Mutirão Ambiental e Fundiário realizado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Ação foi concluída na quinta-feira (04/09), na sede do Centro de Monitoramento Ambiental de Áreas Protegidas (CMAAP) do Instituto, na zona centro-sul de Manaus.

Além disso, foram registradas 85 inscrições no Projeto Floresta+ Amazônia, do Governo Federal. A iniciativa, realizada entre os dias 25 de agosto a 4 de setembro, faz parte de uma estratégia para ampliar o acesso de agricultores familiares a políticas públicas voltadas para a conservação da floresta.

De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o objetivo é facilitar o acesso de agricultores familiares e proprietários de imóveis rurais aos serviços relacionados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), etapa essencial para a regularização ambiental e requisito para a participação em programas de incentivo, como os Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) previstos pelo Floresta+ Amazônia.

Foto: Ipaam/Divulgação

“O CAR é uma ferramenta fundamental para o planejamento ambiental e econômico do uso da terra e representa o primeiro passo para a obtenção da regularidade ambiental. Por meio dele, conseguimos integrar informações essenciais sobre as propriedades rurais, fortalecendo ações de conservação e combate ao desmatamento”, afirma Picanço.

No Amazonas, o Ipaam atua como órgão executor local do Projeto Floresta+ Amazônia, responsável por orientar agricultores e agricultoras familiares sobre a atualização do CAR e realizar as inscrições no programa. Dessa forma, o Instituto contribui para ampliar o alcance da iniciativa federal no Amazonas, aproximando os beneficiários das políticas de incentivo à conservação florestal.

A coordenadora do Projeto Floresta+ Amazônia no Amazonas, Júlia Linhares, explica que a atualização do CAR e a inscrição no projeto possibilitam ao agricultor receber pagamentos pela manutenção da floresta em pé em suas propriedades.

Foto: Ipaam/Divulgação

Público

Durante participação no mutirão, o presidente da Associação de Agricultores e Agricultoras do Assentamento PA Água Branca do Uberê, Pedro Maia, morador da comunidade Gleba Puraquequara há 25 anos, destacou que o local abriga atualmente 38 famílias assentadas pelo Governo Federal em uma área de floresta ainda bem conservada. O local fica entre a Reserva Florestal Adolpho Ducke e a área do Exército Brasileiro.

“É uma satisfação trazer meus colegas para participar desse serviço de tanta importância. O procedimento que vim fazer foi o registro do lote que ocupo e, consequentemente, todos os colegas que vieram aqui também estão fazendo a mesma coisa: registrando seus lotes para os moradores que vivem e preservam essa área. É uma forma de aprender como preservar e manter a floresta em pé”, afirma Maia.

Gleba é uma porção de terras delimitada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No caso da Gleba Puraquequara, trata-se de uma área pública destinada à organização e ao assentamento de famílias em processo de regularização fundiária, muitas delas de perfil indígena.

Foto: Ipaam/Divulgação

Floresta+ Amazônia

O Projeto Floresta+ Amazônia é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com recursos do Fundo Verde para o Clima (GCF). Na modalidade Conservação, o Floresta+ apoia quem protege e recupera a floresta, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

O Projeto Floresta+ Amazônia promove a conservação da vegetação nativa por meio de pagamentos por serviços ambientais diretos a pequenos produtores, agricultores e agricultoras familiares, proprietários e possuidores de pequenos imóveis rurais com até quatro módulos fiscais e com áreas de floresta preservada.

Em caso de dúvidas ou para mais informações no Estado do Amazonas, entre em contato com a coordenadora local do Projeto Floresta+ Amazônia, Júlia Linhares, pelo e-mail julia.linhares@undp.org ou telefone (92) 99394-1880.
O post Mutirão do Ipaam, MMA e Pnud atende 251 agricultores e registra 85 inscrições no Floresta+ Amazônia apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Expoagro 2025: Governo do Amazonas inicia concursos leiteiros de bovinos e caprinos

2 de outubro de 2025
Amazonas

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fapeam de CT&I -Edição 2025

2 de outubro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima aponta valorização de mototaxistas e motofretistas com liberação de crédito

2 de outubro de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação lança Plano de Integridade e Código de Ética, Conduta e Integridade

2 de outubro de 2025
Amazonas

Ipaam registra 36 chamados da população e resgata 39 animais silvestres em setembro

2 de outubro de 2025
Amazonas

Seas inicia ciclo de palestra nos restaurantes Prato Cheio sobre Outubro Rosa e alimentação saudável

2 de outubro de 2025
Brincando com JesusBrincando com Jesus