Com 60 vagas disponíveis, o curso é voltado a pessoas a partir de 14 anos; As inscrições podem ser feitas pelo Portal da Cultura
FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Estudantes da rede pública e interessados no processo criativo do cinema têm a oportunidade de participar da 4ª edição da atividade motivacional cinematográfica “Luz, Câmera, Ação: Poéticas da Criação”. Com 60 vagas disponíveis, o curso é gratuito e voltado a pessoas a partir de 14 anos. As aulas terão início no dia 11 de agosto e as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo Portal da Cultura do Amazonas: www.cultura.am.gov.br.
Com apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto será realizado no Centro Cultural Palacete Provincial, localizado no centro histórico de Manaus. As oficinas acontecem das 13h às 16h, com encontros de duas a três vezes por semana, com duração de três meses, somando 29 encontros com carga horária intensiva.
Nesta edição, o tema das oficinas será “O Cinema Criativo: A arte de cada um e as referências de obras literárias da ficção amazonense”, com orientação do cineasta, ator e roteirista amazonense Wander Luís.
De acordo com o cineasta amazonense, o projeto surgiu com a proposta de levar conhecimento e referências das obras literárias, considerando que o cinema, muitas vezes, se inspira na literatura dos grandes clássicos. A iniciativa propõe ao aluno exercitar o pensamento crítico, a reflexão, a filosofia e a poética na criação de uma obra cinematográfica. Ao final do curso, cada participante deverá produzir seu próprio curta-metragem.
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa“Os resultados têm sido positivos. Nosso público é bastante diverso, abrangendo desde jovens e até pessoas com mais de 65 anos — o que demonstra não apenas o interesse em aprender sobre cinema, mas também que a arte não tem idade. Ela mantém o ser humano sempre em processo de aprendizado”, comentou.
A aula inaugural acontece no dia 11 de agosto e contará com a presença especial do cineasta Sérgio Cardoso, que ministrará uma palestra sobre os desafios e encantos do fazer cinematográfico.
‘’A gente alcança o cidadão lá do subúrbio mais distante. Essas pessoas participam, aprendem e, muitas vezes, transformam essa vivência em geração de renda. E isso é o mais importante. De repente, estão filmando, vendendo seus serviços, ganhando dinheiro. Se qualificam, inclusive, para acessar recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. No fim das contas, o que a gente oferece com isso é uma porta que não tem fim’’, pontuou.
Durante o curso, os participantes terão acesso a conteúdos como: a influência da literatura no cinema; referências de autores e cineastas amazonenses; técnicas de roteirização e construção narrativa; produção audiovisual e funções da equipe; atuação diante das câmeras; registro de making of e fotografia still, entre outros.
A programação inclui ainda sessões comentadas com trechos de clássicos do cinema, dinâmicas em grupo e rodas de debate. Uma das novidades da edição de 2025 será a apresentação de autores amazonenses como forma de incentivar a leitura e valorizar a literatura regional, utilizando suas obras como fonte de inspiração para a criação de narrativas ficcionais no cinema.
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia CriativaServiço
O quê: Oficinas Motivacionais de Cinema – “O Cinema Criativo: A arte de cada um e as referências de obras literárias da ficção amazonense”
Público-alvo: Estudantes da rede pública, iniciantes e interessados a partir de 14 anos
Número de vagas: 60
Local: Centro Cultural Palacete Provincial
Duração: Três meses, com início no dia 11 de agosto
Horário: 13h às 16h
Formato: Oficinas presenciais (teóricas e práticas)
Inscrições: www.cultura.am.gov.br
O post “Luz, Câmera, Ação”: Oficinas gratuitas promovem formação audiovisual com foco na ficção amazonense apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.