Meta é impulsionar a geração de renda nas comunidades indígenas do Alto Solimões
Fotos: Divulgação/SeprorBuscando a melhoria do potencial agrícola dos produtores familiares Tikunas do município de Amaturá (distante 909 quilômetros da capital), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), concluiu cursos de capacitação de Horta Caseira, Boas Práticas da Cultura da Melancia e Criação de Galinha Caipira.
Com duração de três dias seguidos e carga horária de 6h diária, os cursos encerraram nesta quarta-feira (23/07), com a participação de 53 agricultores familiares indígenas da etnia Tikuna, visando fortalecer a geração de renda na região do Alto Solimões.
Os cursos foram coordenados pelo Departamento Pedagógico da Sepror, por meio do engenheiro agrônomo da Sepror, José Portugal, com apoio do técnico agrícola Hélio Araújo, que agora passam a fazer o acompanhamento do desempenho dos produtores a partir dos novos conhecimentos adquiridos.
Segundo José Portugal, a chegada dos cursos voltados para as atividades hortifrutigranjeiras às comunidades indígenas é fundamental para promover novas técnicas e práticas agrícolas sustentáveis, fortalecendo a agricultura familiar.
“Os cursos que são destinados pela Sepror para as comunidades indígenas são diferenciados, adaptados à cultura destas comunidades sem abrir mão dos novos procedimentos adotados para os produtores familiares como um todo”, disse Portugal.
Fotos: Divulgação/SeprorSegundo a coordenadora do Depe, Rose Torres, a Sepror tem potencializado a promoção de cursos nas áreas das diversas etnias indígenas amazonenses.
“Em agosto estaremos atendendo aproximadamente seis comunidades indígenas da região do município de Humaitá. Por ser um local de área extensa e considerando a localização de cada comunidade, nossos técnicos permanecerão no local desenvolvendo as atividades teóricas e práticas por aproximadamente 30 dias”, explicou Rose.
O post Horta caseira e cultura da melancia: Sepror qualifica 53 produtores Tikuna em Amaturá apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.