Os novos servidores já estão em exercício em seus respectivos cargos, após terem sido convocados gradativamente, conforme a necessidade administrativa
Foto: Diego Péres/Secom
Com a presença do governador Wilson Lima e de secretários de Estado, o Governo do Amazonas realizou, nesta quarta-feira (23/07), a cerimônia simbólica de posse de 105 candidatos aprovados no concurso público realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM). O ato aconteceu no auditório da sede do Governo, localizada na avenida Brasil, Santo Agostinho.
As nomeações representam um marco importante para a administração pública estadual, especialmente no campo da gestão fiscal. Após quase duas décadas sem a realização de concurso, a Sefaz iniciou, em 2022, um novo ciclo de ingresso de servidores efetivos, visando recompor o quadro funcional e fortalecer as atividades técnicas da pasta. O último concurso havia sido realizado em 2005.
Os novos servidores já estão em exercício em seus respectivos cargos, após terem sido convocados gradativamente, conforme a necessidade administrativa e o planejamento estratégico da Secretaria.
Foto: Diego Péres/Secom
O governador Wilson Lima recebeu com entusiasmo os novos servidores e os parabenizou pelo ingresso no serviço público do Amazonas. “Hoje é uma data, de fato, muito especial”, disse o governador, que citou ações de pioneirismo da Sefaz entre os estados e falou da importância estratégica da Fazenda para o funcionamento da máquina pública e o desenvolvimento do Estado.
“Vocês estão vindo para uma secretaria que é referência nacional. Não sei se vocês sabem, mas a nota fiscal eletrônica foi desenvolvida no Estado do Amazonas. A gente tem um parque de avanço tecnológico, de automação dos processos em que a gente conseguiu avançar muito nos últimos sete anos”, declarou ainda o chefe do Executivo.
O secretário de Estado da Fazenda, Alex del Giglio, por sua vez, destacou a importância do servidor fazendário para uma gestão fiscal sustentável do estado. “A gente sabe a importância do servidor fazendário, seja na ponta, na arrecadação, com os funcionários da controladoria de arrecadação, seja no tesouro, que é a atividade de despesa, ou no orçamento, tudo isso de forma coordenada para que a gente possa garantir uma boa gestão fiscal”, declarou.
A cerimônia contou ainda com a presença dos secretários da Casa Civil, Flávio Anthony; de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa; das Cidades e Territórios, Renata Queiroz; e do procurador geral do Estado, Giordano Bruno, além dos secretários executivos da Sefaz, Dario Paim (Receita), Christiane Travassos (Orçamento), Luiz Otávio Silva (Tesouro) e Alana Valério (Administração).
Concurso
O certame, realizado em 2022, contemplou seis cargos considerados essenciais para a modernização institucional da Secretaria e para a sustentação da gestão pública e financeira do Estado. Ao todo, foram 210 candidatos aprovados.
Entre os cargos contemplados estão: auditor fiscal de tributos estaduais, gestor de tecnologia da informação, controlador de arrecadação, analista do tesouro estadual e técnico administrativo da Fazenda estadual. Os profissionais exercem papéis estratégicos no suporte à arrecadação, controle fiscal e modernização tecnológica dos sistemas da Sefaz.
Com um quadro técnico mais robusto e capacitado, o Governo do Amazonas avança no compromisso com a responsabilidade fiscal, a transparência na aplicação dos recursos públicos e a entrega de melhores serviços à população.
Até o momento, já foram realizadas quatro chamadas públicas, com 105 vagas preenchidas. A próxima chamada prevê a nomeação de mais 26 candidatos, conforme planejamento da administração.
O post Governador Wilson Lima destaca importância dos servidores da Sefaz durante posse de novos concursados apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.