Capacitação reuniu 170 profissionais nos formatos presencial e on-line
Foto: Letícia Araújo/FVS-RCP
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participou, nesta terça-feira (19/08), da Capacitação “Educa IGRA: Capacitando Assistência e Laboratório para Prevenir e Acabar com a Tuberculose no Brasil”, no auditório da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus.
O evento é uma iniciativa da QIAGEN, empresa alemã fabricante do teste de diagnóstico da Infecção Latente por Tuberculose (ILTB), em parceria com a FVS-RCP, a FMT-HVD e a Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (Rede-TB).
O objetivo da iniciativa é capacitar profissionais de saúde da rede de atenção e de laboratórios para o rastreio e diagnóstico da ILTB a partir da indicação, coleta, processamento e interpretação de um dos exames para a infecção latente, o QuantiFERON-TB Gold Plus.
Além disso, o evento visa estimular o diálogo, a troca de experiências e a construção de soluções inovadoras no enfrentamento da tuberculose no Amazonas. A capacitação contou com a presença de 170 profissionais, ocorrendo de forma presencial e on-line.
Foto: Letícia Araújo/FVS-RCP
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou que o treinamento é estratégico para o aprimoramento das ações de prevenção e enfrentamento à tuberculose realizadas pela Fundação. “Essa iniciativa reflete o compromisso da FVS-RCP com o fortalecimento da vigilância epidemiológica e laboratorial no estado a partir de monitoramento contínuo, preciso e eficiente da tuberculose”, ressaltou.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT-AM) da FVS-RCP, Lara Bezerra, reforçou sobre a importância da capacitação para o estado. “É o fortalecimento dos fluxos e tecnologias para permanecermos ampliando o rastreio da ILTB e Tratamento Preventivo da Tuberculose no estado, principalmente para os grupos com maiores risco de adoecimento”, disse.
Foto: Letícia Araújo/FVS-RCP
O gerente de marketing e produto na América Latina da QIAGEN, Raphael Oliveira, ressalta sobre a iniciativa da empresa para a descentralização do teste da ILTB. “A QIAGEN é uma multinacional alemã, fabricante do teste IGRA-Quantiferon, que é o teste IGRA que faz o diagnóstico da infecção latente por tuberculose. E, hoje, a empresa é a principal fabricante desse teste, sendo o atual fornecedor do Ministério da Saúde”, afirmou Raphael.
Uma das participantes da capacitação, Izomaria Castro, que atua no Programa de Controle da Tuberculose do Distrito de Saúde Norte (Disa Norte) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, pontuou sobre o caráter multiplicador para quem é treinado. “Essa capacitação traz mais informações para que a gente possa passar para os nossos colegas profissionais que estão ‘na ponta’ e que fazem a solicitação do exame”, disse.
Foto: Letícia Araújo/FVS-RCP
Sobre o Teste IGRA
O teste Igra (ensaio de liberação de Interferon-gama) é um dos métodos de maior precisão para avaliação da tuberculose latente, analisado e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O exame é realizado com amostra de sangue e requer visita ao profissional de saúde, podendo ser solicitados exames complementares.
O post FVS-RCP participa de treinamento para fortalecer diagnóstico e prevenção da tuberculose no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.