Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Brincando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Brincando com JesusBrincando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

FVS-RCP esclarece que casos em escolas de Iranduba são de varicela, e não de mpox

15 de maio de 2025
Compartilhar

Município já recebeu orientações técnicas da FVS-RCP e realizou ações educativas sobre a diferenciação das doenças

Foto: Divulgação/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), esclarece que casos identificados em escolas de Iranduba não se tratam de mpox, como foi inicialmente divulgado no município. Após investigação e análise laboratorial, os casos foram confirmados como varicela (catapora), doença viral comum entre crianças e que apresenta sintomas semelhantes à mpox.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça que a SES mantém atuação preventiva e orientadora em todo o estado. “Realizamos o acompanhamento adequado. Em Iranduba, promovemos uma reunião técnica com a Secretaria Municipal de Saúde para reforçar medidas de vigilância, controle e educação em saúde”, destaca. O esclarecimento também foi realizado à Secretaria de Educação da localidade.

O responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, afirma que o acompanhamento inclui o apoio técnico e orientações. “Estivemos em contato com a vigilância de Iranduba, oferecendo orientações e esclarecendo sobre as ações de enfrentamento.

Os resultados dos exames laboratoriais confirmam que se trata de varicela, e não mpox”, afirma.

Recomendações

Entre as ações recomendadas, a FVS-RCP destaca estratégias de prevenção para ambientes escolares, como: educação sobre sintomas e modos de transmissão; reforço à higiene com fornecimento de pia com água e sabão e/ou álcool 70%; identificação precoce de casos suspeitos com afastamento imediato; manutenção de ambientes ventilados; e combate ao estigma com abordagem empática e responsável.

A Secretaria Municipal de Saúde de Iranduba emitiu nota oficial, no instagram da secretaria, esclarecendo que não há casos confirmados de mpox no município. Além disso, a Semsa Iranduba informou que irá reforçar os protocolos para vigilância em saúde de mpox.

Diferença entre mpox e varicela

A FVS-RCP reforça que os sintomas da varicela e da mpox podem ser confundidos, como febre e lesões na pele, mas há diferenças importantes. A varicela costuma iniciar com bolhas pelo corpo, principalmente em crianças, com evolução rápida das lesões. Já a mpox pode provocar lesões dolorosas, febre alta, inchaço dos gânglios e sintomas mais intensos.
O post FVS-RCP esclarece que casos em escolas de Iranduba são de varicela, e não de mpox apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Acolhendo pedido da PGE-AM, Corte Especial do TRF1 confirma competência do Ipaam para licenciamento do ‘Potássio Autazes’

15 de maio de 2025
Amazonas

Caic TEA: Unidade especializada em atendimento de crianças autistas leva alívio às famílias da zona leste de Manaus

15 de maio de 2025
Amazonas

Em Humaitá, Governo do Amazonas investimentos para fortalecimento dos setores primário e social

15 de maio de 2025
Amazonas

Relatório Anual de Desmatamento 2024 destaca efetividade das ações de fiscalização do Ipaam no Amazonas

15 de maio de 2025
Amazonas

Kits de bebês: Governo do Amazonas entrega itens de enxoval a grávidas em Humaitá

15 de maio de 2025
Amazonas

PC-AM deflagra Dia ‘D’ da Operação Caminhos Seguros e apresenta balanço parcial de 87 prisões por crimes contra crianças e adolescentes

15 de maio de 2025
Brincando com JesusBrincando com Jesus