Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Brincando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Brincando com JesusBrincando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

ência, ancestralidade e saúde pública ocupam espaços no Largo São Sebastião com o Pint of Science 2025

16 de maio de 2025
Compartilhar

Festival internacional Pint of Science retorna com debates sobre HIV, saberes indígenas, queimadas e vício em jogos

FOTO: Divulgação

Entre os dias 19 e 21 de maio, a ciência vai sair dos laboratórios e ocupar um dos pontos mais icônicos de Manaus: o Largo de São Sebastião, no Centro, zona sul de Manaus. O festival internacional Pint of Science 2025 propõe uma programação gratuita que reúne pesquisadores e o público em bares e espaços culturais, em uma conversa direta, descontraída e aberta sobre temas científicos relevantes para a sociedade. Na edição de 2025, o evento será sediado nos bares: Casa do Pensador, African House e Frankfurt Choperia.

A programação conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, de maneira gratuita e aberta ao público.

Um festival global com alma local

Criado na Inglaterra em 2012, o Pint of Science chegou ao Brasil em 2015 e hoje é realizado simultaneamente em mais de 25 países. Em Manaus, o festival ganha contornos próprios, com temas pensados a partir da realidade local e a participação de instituições e pesquisadores amazonenses.

Segundo a médica infectologista Lorena Pereira, coordenadora local do festival, o evento tem um papel estratégico na popularização da ciência. “Vivemos numa cidade que enfrenta sérios desafios em saúde pública, como os altos índices de ISTs (infecções sexualmente trasmissíveis), e ao mesmo tempo é um território riquíssimo em saberes tradicionais. Levar essas pautas para espaços públicos é mais do que necessário, é urgente”, afirma.

No dia 19 de maio, a partir das 19h, a programação será voltada à saúde na Casa do Pensador, com o tema “Prevenção e tratamento de ISTs”. Dados dos últimos boletins epidemiológicos mostram que a sífilis é hoje a infecção sexualmente transmissível com maior incidência em Manaus, enquanto os casos de HIV seguem em crescimento.

Para discutir o cenário, o evento contará com a participação de Izabella Safe, da Fundação de Vigilância em Saúde- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e também de Adele Benzaken, da Aids Healthcare Foundation (AHF). A expectativa é que o debate vá além da teoria e envolva ações práticas durante o evento, como a distribuição de preservativos e materiais informativos.

No dia 20 de maio, com início às 19h, a programação será dedicada ao conhecimento produzido por pesquisadores indígenas no African House. Com o tema “Diversos povos, diversas vozes, diversos saberes”, membros do Colegiado Indígena da UFAM (Colind) apresentarão projetos que dialogam com práticas ancestrais e pesquisa acadêmica.

A noite será dividida em dois blocos temáticos. O primeiro, das 19h às 20h, contará com a participação de Sileusa Monteiro, Ronaldo Adzaneeni e Geovane Medzeniako, abordando a atuação do colegiado e tecnologias desenvolvidas a partir da cosmovisão indígena Baniwa.

O segundo bloco, das 20h às 21h, trará Viviane Cajusuanaima (práticas alimentares do povo Ye’kwana), Jaime Diakara (fermentação Pamüse) e Martinho da Silva Teixeira, que falará sobre cânticos sagrados Yanomami, com origem na região de Maturacá. Um mergulho em saberes que, apesar de milenares, ainda são invisibilizados na produção científica nacional.

Meio ambiente e saúde mental

Encerrando o festival, dia 21 de maio, às 19h no Frankfurt Choperia trará reflexões sobre duas problemáticas contemporâneas: o vício em jogos e os impactos das queimadas na qualidade do ar. O psicólogo Dr. Enio de Souza Tavares (UFAM) conduzirá a discussão sobre vício em jogos digitais, fenômeno cada vez mais presente entre crianças e adolescentes e que já é considerado um transtorno pela Organização Mundial da Saúde.

Na sequência, o professor Rodrigo Augusto Ferreira de Souza (UEA) abordará as consequências ambientais e sanitárias das queimadas na Amazônia, com foco na região urbana de Manaus, que tem enfrentado recordes de poluição atmosférica nos últimos anos.

A coordenadora Lorena Pereira reforça que o festival é feito para todos. “É um momento de aprendizado, troca e, acima de tudo, aproximação. A ciência precisa sair dos muros das universidades e chegar onde as pessoas estão. Seja no bar, no Largo ou na mesa de casa, o importante é conversar”, disse.
O post ência, ancestralidade e saúde pública ocupam espaços no Largo São Sebastião com o Pint of Science 2025 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Plano Estadual de Bioeconomia ganha força com sugestões de moradores de Guajará, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e Tonantins

16 de maio de 2025
Amazonas

Maio Laranja: Arsepam promove ação para combate ao abuso e exploração infantil no transporte intermunicipal

16 de maio de 2025
Amazonas

Governo do Estado reafirma compromisso na promoção do turismo durante abertura de feira de expositores

16 de maio de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta sexta-feira (16/05)

16 de maio de 2025
Amazonas

Faça Bonito nas escolas: Sejusc lança campanha de combate à exploração sexual infantojuvenil na rede estadual

16 de maio de 2025
Amazonas

Registre-se 2025: FVS-RCP realiza mais de 1,2 mil testes rápidos para IST e emite 75 segundas vias de declaração de nascido vivo

16 de maio de 2025
Brincando com JesusBrincando com Jesus