A RescueDose investirá cerca de 6 milhões de dólares e o projeto será submetido à aprovação do Codam na 315ª reunião ordinária
Fotos: Bruno Leão/ SedectiA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) recebeu, nesta quinta-feira (31/07), representantes da RescueDose, empresa israelense especializada no desenvolvimento de robôs médicos voltados à dispensação automatizada de medicamentos. O encontro teve como objetivo apresentar os avanços do projeto de implantação da empresa em Manaus, bem como discutir os incentivos fiscais e logísticos oferecidos pela Zona Franca de Manaus (ZFM).
Durante a reunião, o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, detalhou os três principais pilares de incentivos fiscais disponíveis para empresas que se instalam na capital amazonense, ressaltou a importância da chegada da empresa e destacou a ambição do Estado em se tornar referência mundial na produção de robôs médicos.
“Será uma alegria muito grande para nós podermos contribuir para que o Amazonas se torne o centro dos robôs médicos do mundo. E é a nossa obrigação e nossa missão apoiar empreendimentos que tragam inovação, empregabilidade e melhorias na vida das pessoas”, enfatizou Corrêa.
Como parte do processo de instalação, o projeto da RescueDose será submetido à aprovação do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) durante a 315ª reunião ordinária, marcada para o dia 21 de agosto. A expectativa é de que esta seja a maior reunião do ano, com mais de 50 projetos em pauta.
Localização estratégica
O CEO da RescueDose, Eric Ben Mayor, destacou que a escolha na Zona Franca de Manaus se deu, principalmente, pelos benefícios competitivos do Polo Industrial e pela logística estratégica na distribuição dos produtos.
“Estamos investindo aqui por causa dos incentivos fiscais e da possibilidade de exportar por meio de Manaus. Queremos que a cidade seja o centro dos robôs medicinais no Brasil e um polo de exportação para o mundo”, afirmou.
Fotos: Bruno Leão/ SedectiInvestimento
Com previsão de iniciar a operação ainda este ano, a empresa estima concluir a implantação da fábrica até meados de 2026. O investimento inicial é de aproximadamente 6 milhões de dólares, com geração de cerca de 100 empregos diretos. Embora o número de postos de trabalho não seja elevado devido ao alto nível de automação da linha de produção, os empregos serão altamente qualificados, segundo informou a direção da empresa.
Os dispositivos desenvolvidos pela RescueDose são robôs compactos que realizam a dispensação automatizada de medicamentos líquidos com extrema precisão, contribuindo para a redução de erros médicos.
Segundo o CEO, a tecnologia será aplicada em áreas como oncologia, medicina nuclear e hospitais em geral. “Queremos automatizar o processo de dosagem para proteger os pacientes e os profissionais de saúde, minimizando os riscos e garantindo a exatidão no tratamento”, explicou Eric.
O post Empresa israelense anuncia à Sedecti a implantação de fábrica de robôs médicos no Polo Industrial de Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.