Atividades do instituto beneficiam 25 agricultores familiares com Demonstrações de Métodos, Unidade Demonstrativa e outros
FOTO: Divulgação / Idam
A cultura do abacaxi está em plena expansão em Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus). O crescimento do cultivo é incentivado no município pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal e Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio de Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) desenvolvidas junto aos agricultores familiares locais.
Na quinta-feira (10/07), a Unidade Local (Unloc) do Idam/Barreirinha realizou uma Demonstração de Métodos (DM) de adubação em cobertura, prática agrícola essencial para o desenvolvimento da cultura.
A metodologia foi realizada na nova área de cultivo da Associação Arte de Plantar, na Agrovila do Caraná, zona rural do município, com mudas provenientes da Unidade Demonstrativa (UD) do Abacaxi, implementada com apoio do Idam, em 2023.
Participaram da atividade, 25 trabalhadores rurais, sendo 15 deles assistidos pelo Projeto Prioritário (PP) do Abacaxi, outra iniciativa do instituto que intensifica o apoio aos agricultores familiares locais.
FOTOS: Divulgação / Idam“O plantio tem o objetivo de dar continuidade à capacitação dos agricultores da comunidade para as boas práticas de cultivo do abacaxi Turiaçu Amazonas”, frisou o gerente da Unloc/Barreirinha, Rafael Koide.
Além das atividades de Ater, Koide reforça que o crescimento da cadeia produtiva do abacaxi é incentivado com distribuição de mudas produzidas pela Unidade Demonstrativa. Mais de 40 mil mudas foram destinadas aos agricultores, sendo que cada família assistida receberá em média 5 mil mudas.
FOTOS: Divulgação / Idam“Para o ano de 2026, estimamos uma colheita de mais de cinco toneladas de abacaxi em cada nova área de plantio. Isso é dinheiro entrando no bolso do produtor rural, com apoio do Governo do Amazonas aos trabalhadores rurais”, frisou o gerente.
O post Em Barreirinha, Idam incentiva crescimento da cadeia produtiva do abacaxi apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.