Projeto tem reconhecimento internacional e já realizou meio milhão de atendimentos
Fotos: Divulgação/SedelNo Dia Nacional da Saúde, celebrado nesta terça-feira (05/08), o Governo do Amazonas destaca o Programa RespirAR como uma das principais ferramentas de promoção da qualidade de vida da população. Coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), o programa é referência nacional e internacional na utilização do esporte e da atividade física como instrumentos de cuidado e bem-estar.
“Mais do que combater o sedentarismo, o RespirAR é uma política pública que acolhe e transforma vidas. Em cada ponto de atendimento do programa, reforçamos o compromisso do Governo do Amazonas com a saúde da nossa gente, promovendo prevenção, autoestima e cidadania por meio do esporte”, afirmou o secretário da Sedel, Diego Américo.
No RespirAR os pacientes, após encaminhamento médico, recebem atendimento inicial na fisioterapia, onde são tratadas patologias cardiorrespiratórias e ortopédicas. Após a alta, eles passam a fazer atividades físicas, de fortalecimento muscular, mobilidade articular por meio de exercícios como pilates e treino funcional.
Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o RespirAR se tornou um modelo de política pública inovadora, sendo apresentado em fóruns nacionais e internacionais como exemplo de promoção da qualidade de vida e bem-estar.
Fotos: Divulgação/SedelAs ações do RespirAR resultaram em sua indicação ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA), uma das maiores honrarias globais voltadas à inovação e à excelência na administração pública.
“O RespirAR promove qualidade de vida e combate ao sedentarismo, incentivando hábitos saudáveis que impactam o paciente e sua família. Hoje, o programa atua em 44 pontos da cidade, com treinos funcionais gratuitos, levando saúde e bem-estar à população, direto nas comunidades”, ressaltou o gerente do RespirAR, Erick Gadelha.
O Funcional Por Toda Parte integra o RespirAR e visa proporcionar mais qualidade de vida para adultos e idosos com aulas de ritmo e atividades que incluem corrida, salto, agachamento e levantamento. São mais de 44 núcleos espalhados pela capital amazonense, incluindo bases do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), atendendo também os pais de atletas.
O post Dia Nacional da Saúde: Governo do Amazonas aponta Programa RespirAR como ferramenta de qualidade de vida apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.