Ação integrada de segurança alcançará 19 comunidades localizadas na região do Baixo Solimões
Fotos: Victor Levy/SSP-AM.O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) iniciou, nesta quarta-feira (21/05) a operação Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, na região do Baixo Solimões. A ação de fortalecimento policial irá abranger 19 comunidades das áreas dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.“Hoje estamos iniciando a operação que tem como objetivo levar mais segurança para essas comunidades ribeirinhas, reduzindo os índices criminais que tanto afetam a população, quanto os turistas que frequentam a região. Iremos atuar com policiais da nossa Polícia Militar do Amazonas (PMAM), lanchas blindadas e armamentos de ponta”, disse o secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida.O secretário Executivo Adjunto de Operações (Seaop), coronel Gomes Ribeiro, explicou que a ação ocorre de maneira integrada com os líderes das comunidades e pousadas que funcionam nas áreas. “Essa operação vai funcionar fazendo o patrulhamento nos rios com o apoio das comunidades e das pousadas, iremos atuar em vários pontos durante o dia, fazer a visitação e parando nas comunidades, de uma maneira que consigamos estar presente em toda essa parte do rio Negro que é uma determinação do nosso secretário da SSP, por meio das orientações do governador”, explicou o coronel.
Fotos: Victor Levy/SSP-AM.Além da SSP, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) também estará presente na operação. O gerente de Unidade e Conservação da Sema, Francisco Oliveira, ressaltou que a ação além de realizar o policiamento ostensivo irá também combater crimes ambientais.“A importância desse projeto piloto de segurança dentro de uma unidade de conservação é porque vai ajudar não somente a segurança das pessoas que estão aqui, mas também na prevenção de crimes ambientais, extração de madeira ilegal, ocupações de áreas irregulares, então a presença da polícia vai inibir também esses crimes ambientais”, destacou Francisco.
Comunidades ribeirinhas
Durante o evento, os representantes das 19 comunidades participaram do encontro. O presidente da Associação das Comunidades Sustentáveis (ACS) Viceli Costa, ressaltou a importância da operação para os moradores. “Hoje iniciamos esse projeto que vai trazer tranquilidade e segurança para as comunidades, além de oferecer esperança para que as crianças possam se desenvolver e não deixar que o crime prevaleça. Muito obrigado ao governo por estar nos concedendo novamente a paz”, disse.
Fotos: Victor Levy/SSP-AM.Para a moradora da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Taís Siqueira, a integração entre os órgãos garante mais segurança a todos. “Essa ação está sendo maravilhosa, porque vamos dormir com mais segurança. Isso é importante porque não nos sentimos sozinhos e o governo do Amazonas está nos dando esse apoio”, explicou Taís.
O post Comunidades ribeirinhas: Governo do Amazonas, por meio da SSP-AM, reforça policiamento na RDS Rio Negro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.