Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Brincando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Brincando com JesusBrincando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Amazonas sedia 14ª reunião do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Cidadania e Administração Penitenciária do Brasil

12 de agosto de 2025
Compartilhar

A programação iniciou com uma visita ao Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj)

Foto: Mauro Neto/Secom

Começou nesta terça-feira e segue até amanhã, em Manaus, a 14ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). A proposta é fortalecer as ações integradas de gestão pública nas áreas de competência do conselho.

A programação iniciou, nesta terça-feira (12/08), com uma visita técnica de secretários de administração penitenciária do Brasil e representantes do Fórum de Segurança Pública ao Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no quilômetro oito da Rodovia BR-174.

Durante a visita técnica, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap), reinaugurou o pavilhão 2 do Compaj. Na oportunidade, os membros do Consej conheceram a nova estrutura projetada para receber 152 pessoas privadas de liberdade.

Foto: Mauro Neto/Secom

O encontro integra a programação da Semana de Segurança Pública do Amazonas, uma realização da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que ocorre entre os dias 11 e 15 de agosto, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na capital amazonense.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária do Amazonas (Seap), coronel Paulo Cesar Gomes, reafirmou o compromisso do governo com o fortalecimento de políticas públicas eficientes, seguras e humanizadas no âmbito do sistema prisional.

“Conseguimos fazer uma mudança de gestão prisional. O Governo do Amazonas deu apoio para o trabalho que nós propomos a desenvolver perante essas pessoas, o convívio delas e seus familiares. Nós conseguimos implementar programas de socialização e de remissão de pena, que valorizam a dignidade da pessoa humana privada de liberdade”, destacou.

Foto: Mauro Neto/Secom

Integração

O Consej conta com a presença de autoridades estaduais e federais, além de pesquisadores do Fórum Nacional de Segurança Pública, promovendo a troca de experiências e a articulação de ações integradas para o fortalecimento da gestão pública nas áreas de competência do conselho.

O diretor-presidente adjunto do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Amapá, César Delmondes, destacou a importância da integração entre os participantes do conselho.

“Daqui saem definições importantes para que tenhamos essa rota de busca dos melhores índices, das melhores formas de administrar esse sistema tão complexo que temos. Essa equidade de pensamento, e os protocolos implementados de maneira unificada, ajudam a ter um sistema penitenciário mais justo, mais legal, no sentido da aplicação da lei para o país e, consequentemente, nós temos uma capacidade de reintegração maior dos apenados”, declarou.

Durante os dois dias de atividades na 14ª reunião ordinária do Consej serão debatidos temas estratégicos como a modernização do sistema penitenciário, alternativas penais, políticas de reintegração social, prevenção à violência, promoção dos direitos humanos e combate à tortura, entre outros assuntos de relevância nacional.

O diretor adjunto de administração penitenciária do Estado do Piauí, Aliomar Teixeira, também enfatizou a troca de experiências e o desenvolvimento conjunto da administração penitenciária nos estados brasileiros.

“É uma oportunidade de debatermos ideias para melhorarmos os trabalhos nas unidades prisionais de todo Brasil e, consequentemente, entregar um melhor trabalho para a sociedade. É muito importante essa troca de experiências, pois todos os secretários têm a oportunidade de debater, de trazer conhecimentos da realidade dos seus estados”, comentou.

Foto: Mauro Neto/Secom

Consej

O Consej é um órgão de articulação e cooperação entre os estados e o Distrito Federal, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências, fomentar políticas públicas e colaborar com o Governo Federal em ações voltadas à justiça e cidadania.

Realizadas periodicamente, as reuniões do Consej promovem o diálogo entre os entes federativos, uma ferramenta importante que visa, além da troca de experiência, a oportunização de debates e questões voltadas às melhorias do sistema prisional do país.
O post Amazonas sedia 14ª reunião do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Cidadania e Administração Penitenciária do Brasil apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima afirma que COP em Belém será importante para mostrar ao mundo as prioridades da Amazônia

12 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas reforça segurança pública no interior com novas viaturas

12 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas e Unicef realizam Encontro Estadual ‘Zelar e Proteger’ para fortalecer rede de proteção infanto-juvenil

12 de agosto de 2025
Amazonas

Serviço aéreo da SSP-AM resgata bebê com bronquiolite aguda grave em comunidade rural em Manaus

12 de agosto de 2025
Amazonas

Ipaam e UEA destacam que águas da Bacia do Tarumã-Açu estão dentro dos padrões, mas com qualidade em queda

12 de agosto de 2025
Amazonas

Detran-AM inicia primeiro curso remoto alcançando 11 municípios do estado

12 de agosto de 2025
Brincando com JesusBrincando com Jesus