Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Brincando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Brincando com JesusBrincando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas aponta alternativas para reduzir perdas causadas por fungos e aumentar a produtividade da pimenta-de-cheiro

2 de setembro de 2025
Compartilhar

O projeto, amparado pela Fapeam, avalia adubação e uso de fungicidas no manejo da antracnose

Foto: Acervo da Pesquisadora

Com o objetivo de reduzir perdas na produção de pimenta-de-cheiro, um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), avaliou o uso combinado de adubação mineral (NPK) e fungicidas no manejo da antracnose, uma das principais doenças causadas por fungos, que afeta os cultivos no Amazonas.

Coordenado pela professora, engenheira agrônoma e doutora em Fitopatologia, Jânia Lília da Silva Bentes Lima, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o estudo foi amparado pelo Programa Estratégico de Desenvolvimento do Setor Primário Amazonense (Prospam/Fapeam), via edital nº 008/2021.

Sobre o cultivo da pimenta-de-cheiro

A pimenta-de-cheiro (Capsicum chinense), amplamente utilizada na culinária regional e fonte de renda para milhares de agricultores familiares, pode sofrer perdas de até 100% da produção devido à antracnose, doença causada por fungos do gênero Colletotrichum spp.

Segundo a coordenadora, no Amazonas, a antracnose tem forte impacto sobre os cultivos de pimenta-de-cheiro, podendo impedir completamente a venda da produção quando a incidência chega a níveis elevados.

Com o objetivo de reagir a esse problema e oferecer soluções sustentáveis aos agricultores, a pesquisa “Integração de adubação e controle químico no manejo da antracnose da pimenta-de-cheiro: Estratégia para redução do uso de fungicidas e aumento da produtividade” buscou determinar uma combinação entre adubação e controle químico para aumentar a produtividade da pimenta-de-cheiro, um dos temperos mais característicos e apreciados da culinária amazônica.

Estratégia da pesquisa

A proposta da equipe foi integrar práticas de adubação mineral (NPK) com o uso racional de fungicidas, de forma a reduzir a incidência da doença, aumentar a produtividade e diminuir o número de aplicações químicas durante o ciclo da cultura.

Foto: Acervo da Pesquisadora

“A combinação de doses de NPK com fungicidas foi avaliada em experimentos de campo. Medimos a incidência e severidade da antracnose, a produtividade em número e peso de frutos e o crescimento das plantas”, explicou a pesquisadora Jânia.

Os experimentos foram realizados em 2022 e 2023, na Fazenda Experimental da Ufam, localizada na BR-174, que liga Manaus a Presidente Figueiredo (distante a 117 quilômetros da capital). Durante o processo, foram testadas diferentes doses de NPK associadas ao uso de fungicidas.

O estudo testou doses com nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), em conjunto com três tipos de fungicidas: Tenaz, Amistar Top e Clorotalonil. Ao todo, foram avaliados 16 tratamentos.

A pesquisadora reforça que a integração da nutrição mineral com o controle químico poderá resultar em menor número de aplicações de fungicidas e maior produtividade da cultura, trazendo benefícios diretos à agricultura familiar.

Resultados obtidos

Os resultados apontaram redução da incidência e severidade da doença nas plantas submetidas a doses de adubação de 100% e 200%.

“Quando associadas ao fungicida Azoxistrobina+Difeconazol, resultou no maior número e peso de frutos. Já o crescimento das plantas, em altura e biomassa, não foi afetado”, destacou Jânia.

Com a conclusão dos experimentos, o estudo abre caminho para novas recomendações técnicas que podem transformar o manejo da pimenta-de-cheiro no Amazonas, fortalecendo um cultivo que é símbolo da economia local e da identidade cultural da região.

Importância da Fapeam

Para a coordenadora da pesquisa, o apoio da Fapeam foi fundamental para a execução do projeto e para ampliação dos equipamentos utilizados em campo.

“A pesquisa só foi possível graças ao financiamento da Fapeam, que viabilizou a compra de insumos, sementes, substratos, sistema de irrigação, adubos e fungicidas. Sem esse suporte, não teríamos conseguido realizar o estudo em campo”, ressaltou a pesquisadora.

Fotos: Acervo da PesquisadoraSobre o Prospam

O Programa Estratégico de Desenvolvimento do Setor Primário Amazonense busca promover o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade dos alimentos produzidos no estado, por meio de novas técnicas de produção sustentável resultantes de pesquisas científicas, tecnológicas ou de inovação.

Além de estimular o incremento na renda das famílias beneficiadas pelas ações do projeto, o programa busca alcançar esses objetivos através do desenvolvimento e aplicação de novas técnicas de produção sustentável, baseadas em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação.
O post Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas aponta alternativas para reduzir perdas causadas por fungos e aumentar a produtividade da pimenta-de-cheiro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Expoagro 2025: Governo do Amazonas inicia concursos leiteiros de bovinos e caprinos

2 de outubro de 2025
Amazonas

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fapeam de CT&I -Edição 2025

2 de outubro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima aponta valorização de mototaxistas e motofretistas com liberação de crédito

2 de outubro de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação lança Plano de Integridade e Código de Ética, Conduta e Integridade

2 de outubro de 2025
Amazonas

Ipaam registra 36 chamados da população e resgata 39 animais silvestres em setembro

2 de outubro de 2025
Amazonas

Seas inicia ciclo de palestra nos restaurantes Prato Cheio sobre Outubro Rosa e alimentação saudável

2 de outubro de 2025
Brincando com JesusBrincando com Jesus