Programação destaca incentivo à formação de novos pesquisadores e parceria com a Fapeam
FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP e Antonio Lima/SecomBuscando incentivar a iniciação científica em vigilância em saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, nesta quarta-feira (20/08), a 10ª Jornada Científica do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), na sede da FVS-RCP.
O evento reuniu estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde para apresentar trabalhos e discutir avanços na área da pesquisa, incluindo iniciação científica, que abordam o âmbito da vigilância em saúde pública.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância de apoiar pesquisas que tem, como principal objetivo, o desenvolvimento de estudos e evidências científicas. “Queremos agradecer a parceria com a Fapeam. É por meio dela que conseguimos incentivar os estudantes, ainda mais por meio das bolsas. Eles recebem o valor para desenvolver as pesquisas e contribuir para a saúde pública no nosso estado”, ressaltou Tatyana.
Para a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da FVS-RCP, Luciana Fé, o programa é um compromisso institucional. “A Fundação de Vigilância tem na sua missão fazer um estímulo à pesquisa, inovação em serviço, a formação aplicada em serviço e principalmente formar esses acadêmicos para o mercado de trabalho”, afirmou Luciana.
A chefe de Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Fapeam, Ana Claudia Maquiné, destaca a importância da ação integrada com a FVS-RCP. “A iniciação científica para o Governo do Estado é uma marca registrada. A nossa parceria tende a continuar por meio do Paic, do programa pós-graduação e por meio de todas linhas de ações que nós temos dentro da Fapeam”, pontuou Ana Claudia.
FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP e Antonio Lima/SecomDurante o evento, foi ministrada a palestra sobre Inteligência Artificial na Pesquisa Científica, apresentações e avaliações dos trabalhos desenvolvidos na edição de 2024-2025. Além da entrega de certificados.
Para a estudante de pedagogia, que fez parte da edição 2023-2024 e 2024-2025 do Paic/FVS-RCP, Isabelly Barros, o incentivo da Fundação na pesquisa impulsiona estudantes no seu desenvolvimento acadêmico.
“A FVS-RCP está nos dando essa oportunidade de crescer academicamente. Eu sou muito feliz por poder aprimorar meu desempenho acadêmico e como pesquisadora também. Então é muito importante fazer parte dessa família, porque a FVS se torna nossa família”, afirma.
Paic
O Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) é uma iniciativa que oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolvimento de habilidades de pesquisa, preparação para a carreira acadêmica, incentivo à produção científica, integração entre ensino e pesquisa e formação de recursos qualificados.
Os estudantes são selecionados via edital público com a oferta de bolsas de estudo financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), do Governo do Amazonas.
O post Pesquisa em Saúde: FVS-RCP impulsiona produção científica no Amazonas com a 10ª Jornada do Paic apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.