Ação educativa da FVS-RCP reforça prevenção ao mosquito Aedes aegypti
Foto: Aline Reis/FVS-RCP
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS), realizou, nesta sexta-feira (15/08), uma ação de educação em saúde para prevenção à dengue para a comunidade escolar da Escola Estadual de Tempo Integral Maria Arminda Guimarães de Andrade, no bairro Coroado, zona leste de Manaus.
Estudantes do 1° ao 5° ano participaram das atividades propostas por profissionais da FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Durante o evento, foram distribuídos cartazes e panfletos educativos sobre os sintomas, exposição do ciclo biológico do mosquito, além de palestras e atividades lúdicas com os alunos.
Foto: Aline Reis/FVS-RCP
Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, promover ações de educação em saúde fortalece o controle da doença no contexto do público infantil. “Cada estudante leva para casa as orientações recebidas nas ações e se tornam multiplicadores dessas informações para a família. O ambiente da educação é estratégico e amplia o trabalho de prevenção”, ressaltou.
A gerente do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social da FVS-RCP, Amanda Andion, acrescenta que o caráter popular da educação em saúde fortalece que as orientações sejam intensificadas com detalhes. “A ideia é fazer com que possamos, cada vez mais, manter a comunidade sem ambientes propícios para o mosquito Aedes aegypti”, disse.
A diretora da escola, Andrea Aranha, aproveitou a oportunidade para destaca o papel da prevenção de doenças, realizado pela equipe da FVS-RCP, na escola. “Com a atuação educativa da FVS, a prevenção é aprendida pelas crianças e multiplicada por nossas comunidades”, afirmou.
Foto: Aline Reis/FVS-RCP
Educação em saúde
As ações de educação em saúde na escola incluíram orientação sobre a lista de verificação (checklist), semanal, de retirada de pontos que possam funcionar como acúmulo de água e, consequentemente, locais propícios para o desenvolvimento de mosquitos.
Também foram abordados, com os estudantes, características do mosquito Aedes aegypti, reforçadas com pinturas, amostras de larvas dos mosquitos, jogos de tabuleiro no chão, maquetes lúdicas de residências e músicas.
O post Crianças viram agentes mirins contra a dengue em escola da zona leste de Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.