Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Brincando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Brincando com JesusBrincando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ipaam cria Gerência de Controle de Resíduos para ampliar fiscalização e incentivar economia circular no Amazonas

31 de julho de 2025
Compartilhar

Nova gerência fortalece licenciamento e logística reversa, sem gerar custos adicionais para o órgão

FOTO: Moisés Henrique/Ipaam e Arquivo/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) criou a Gerência de Controle de Resíduos (GECR) para fortalecer o licenciamento e a fiscalização das atividades de manejo, transporte, coleta, tratamento e destinação final de resíduos no estado. Entre os principais desafios da nova gerência está a eliminação dos lixões, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e à legislação estadual (Lei nº 4.457/2017).

Antes da criação da GECR, o tema resíduos já era tratado pelo Ipaam, mas estava incluído entre as atribuições da Gerência de Licenciamento Industrial (Geli) e a Gerência de Recursos Minerais (GERM). Com a nova estrutura, o Instituto passa a contar com uma gerência exclusiva para tratar de forma mais ampla o licenciamento e a fiscalização dessas atividades.

A criação da GECR não gera custos adicionais para o órgão. A equipe foi formada por servidores de outras gerências do próprio Instituto, realocados para atender essa nova demanda. Atualmente, a gerência conta com uma engenheira química, uma engenheira ambiental e sanitarista, dois engenheiros civis, uma geóloga, uma bióloga e uma tecnóloga em petróleo e gás.

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a atuação da GECR reforça o compromisso do Instituto com a logística reversa, prevista no Decreto Estadual nº 50.890/2024, e fortalece a economia circular no Estado, modelo que busca reduzir resíduos e reaproveitar materiais, mantendo-os pelo maior tempo possível na cadeia produtiva.

“A medida determina exigências legais para fabricantes, distribuidores e comerciantes quanto ao cumprimento de metas ambientais, sendo também condicionante para a emissão ou renovação de licenças ambientais no Amazonas”, destacou.

Com a nova estrutura, o Ipaam busca garantir mais eficiência na execução da política ambiental, promovendo fiscalizações periódicas em todo o Amazonas. O objetivo é assegurar o cumprimento da legislação ambiental e organizar o processo de licenciamento, atendendo tanto ao poder público quanto à iniciativa privada.

O gerente da GECR, Edson Pinheiro, explica que a separação adequada de materiais recicláveis como papel, papelão, metais e plásticos representa uma importante fonte de renda, além de reduzir impactos ambientais. “A reciclagem hoje agrega valor a praticamente todo material que é triado e reutilizado. Alguns tipos de plástico, por exemplo, exigem destinação final como a incineração, mas a maioria pode retornar à cadeia produtiva, chegando a recuperar quase 100% de seu valor original”, afirmou.

FOTOS: Moisés Henrique/Ipaam e Arquivo/IpaamCom essa atuação integrada, o Instituto pretende contribuir para a eliminação gradual dos lixões, incentivar o reaproveitamento de materiais e consolidar práticas sustentáveis em todo o estado.

Licenciamento e denúncia

Empreendedores e empresas podem consultar os requisitos administrativos e técnicos para solicitação do licenciamento ambiental no site do Ipaam (www.ipaam.am.gov.br), acessando a aba “Serviços” e, em seguida, “Requisitos administrativos/técnicos”. É possível identificar o código correspondente conforme a atividade desenvolvida.

O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede do Instituto, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 3280, Parque 10 de Novembro, Manaus (AM), CEP 69050-030.

O Ipaam disponibiliza canais diretos para atender a população. Para informações, dúvidas ou orientações relacionadas ao gerenciamento de resíduos, o contato da Gerência de Controle de Resíduos é pelo telefone (92) 2123-6742. Em casos de denúncia de irregularidades ambientais, o contato pode ser feito com a Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) pelo WhatsApp (92) 98557-9454.
O post Ipaam cria Gerência de Controle de Resíduos para ampliar fiscalização e incentivar economia circular no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Evento gratuito celebra a capoeira como ferramenta de educação e inclusão no CCPA

1 de agosto de 2025
Amazonas

IML procura por familiares de homem que morreu em Manaus

1 de agosto de 2025
Amazonas

Agosto Lilás: Governo do Amazonas intensifica ações com foco no enfrentamento à violência contra mulheres

1 de agosto de 2025
Amazonas

Palacete Provincial sedia encontro gratuito de fãs de K-pop com foco nas 4ª e 5ª gerações

1 de agosto de 2025
Amazonas

PC-AM solicita divulgação das imagens de quatro pessoas que desapareceram em Manaus

1 de agosto de 2025
Amazonas

Seas leva programa Crédito Rosa a empreendedoras do ExpoFavela

1 de agosto de 2025
Brincando com JesusBrincando com Jesus