As feridas na pele são comuns em pacientes com câncer
FOTOS: Dreyceane Soares/FCecon e Luís Mansueto/FCeconDisponibilizar ao paciente em tratamento oncológico assistência de qualidade para a prevenção e o cuidado de lesões na pele. Esse é um dos objetivos do 2º Simpósio de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele realizado, nesta sexta-feira (25/07), pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
O simpósio acontece até às 17h no auditório dr. João Batista Baldino, localizado no 2º andar da unidade hospitalar, e visa capacitar técnicos de enfermagem e enfermeiros sobre os protocolos para o tratamento de lesões na pele de pacientes com câncer. O evento foi organizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).
De acordo com a coordenadora da CCIH, Marielle Magalhães, o simpósio conta com palestras de profissionais externos e do próprio hospital sobre temas atuais sobre o cuidado e o tratamento de lesões.
Ela explica que a meta é promover a qualificação dos técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam na assistência ao paciente, para que possam aplicar o conhecimento técnico no momento adequado durante o atendimento do paciente oncológico.
Lesões na pele
Magalhães frisou que é comum pacientes com câncer desenvolverem lesões na pele – feridas complexas, fétidas e dolorosas – quando a doença se encontra em estágios avançados. “Há casos também de feridas resultantes de cirurgias de grande porte, o que exige treinamento continuado dos profissionais para a prevenção e tratamento dessas lesões”, disse.
Membro do NSP, a enfermeira Júlia Mônica Benevides ressaltou que as lesões na pele são, relativamente, comuns em pacientes com câncer. Segundo ela, as lesões ocorrem por diversos fatores, como os efeitos colaterais do tratamento de quimioterapia, radioterapia, reações inflamatórias autoimunes, dermatites de contato, manifestações cutâneas ocasionadas pelo câncer, etc.
FOTOS: Dreyceane Soares/FCecon e Luís Mansueto/FCeconCuidados com a pele
Conforme Benevides, a unidade hospitalar promove, por meio da Comissão de Cuidados com a Pele (CCP), um trabalho permanente ao longo do ano para atender aos pacientes que apresentam este tipo de lesão. Ela cita como exemplo os treinamentos para disseminar os protocolos de curativos e lesão por pressão, que é uma das metas da segurança do paciente.
Benevides alertou que podem ser tomadas diversas atitudes para evitar as lesões na pele. “O paciente oncológico precisa passar por uma avaliação clínica cuidadosa, promover o controle da dor, realizar a higiene adequada da lesão, contar com o suporte emocional da família e amigos, além de ter o acompanhamento profissional de um nutricionista”, completou.
O post Na FCecon, profissionais debatem a prevenção e o tratamento de lesões na pele apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.