Programa já recuperou mais de seis mil celulares em 10 meses de implantação
Fotos: Alex Pazuello/ SecomO programa Recupera Fone, criado pelo Governo do Amazonas possibilitou que a universitária Joice Aguiar, de 29 anos, recuperasse o celular furtado em 2022. O aparelho foi localizado no município de São Gabriel da Cachoeira (a 850 quilômetros de Manaus), e devolvido à proprietária. O programa faz parte de uma estratégia estadual para enfrentar o crime organizado e reduzir os índices de furto e roubo de aparelho celular no estado.
A universitária conta que o aparelho foi furtado durante um evento. Joice acreditava que não recuperaria mais o celular, até que ela decidiu verificar a possibilidade por meio do RecuperaFone.
“Em 2024 começou o programa o RecuperaFone e eu ainda queria recuperar meu celular. Eu entrei em contato, reenviei o Boletim de Ocorrência. E depois entraram em contato comigo falando que tinham encontrado meu celular em São Gabriel da Cachoeira. Ele foi vendido e repassado e essa pessoa morava em São Gabriel da Cachoeira”, relembra Joice.
Para ela, a iniciativa devolve mais do que um bem material. “A gente trabalha para conquistar, é muito difícil comprar uma coisa, guardar dinheiro e aí no fim vem alguém que leva aquele bem que lutou tanto para conquistar. O programa é muito importante para restituir a nossa confiança na sociedade”, destacou.
Programa
Fotos: Alex Pazuello/ SecomLançado em setembro de 2024 pelo governador Wilson Lima, o RecuperaFone é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) que recuperou mais de seis mil aparelhos extraviados no estado. A ação cruza informações de boletins de ocorrência com o IMEI (código de identificação dos celulares) por meio de um software especializado, permitindo identificar dispositivos com restrição em operações policiais e estabelecimentos comerciais.
Quando um aparelho furtado ou roubado é localizado, a polícia entra em contato com o proprietário para providenciar a devolução, como explica a coordenadora do Núcleo (NIRC), Carolina Kanitz.
“Nós fazemos um filtro dos telefones que foram roubados, fazemos um cruzamento dos dados com as operadoras e aí quando nós descobrimos quem com quem estão os aparelhos, a gente começa a encaminhar notificações via WhatsApp para as pessoas que estão com o telefone com restrição de roubo ou furto. Quando a gente localiza, a gente faz o termo para devolver para o verdadeiro dono”, explicou a coordenadora.
Como participar?
Para ter acesso ao serviço, a vítima precisa: Registrar um Boletim de Ocorrência presencialmente em um Distrito Integrado de Polícia (DIP) ou via Delegacia Virtual; Informar obrigatoriamente o IMEI do aparelho no boletim; Aguardar o contato da polícia, caso o dispositivo seja recuperado.
O número de IMEI pode ser consultado discando *#06# no telefone. Com esses dados em mãos, o programa RecuperaFone pode atuar na recuperação do dispositivo.
O post RecuperaFone: Aparelho furtado em Manaus é recuperado no interior por meio do programa estadual apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.