Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Brincando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Brincando com JesusBrincando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Setemp reforça orientação sobre proibição do uso de penas e partes de animais silvestres na Mostra de Artesanato e Economia Solidária

26 de junho de 2025
Compartilhar

A iniciativa reforça a importância da valorização de práticas culturais sustentáveis e a proteção da fauna amazônica

Foto: Jamille Silva/SetempEm alinhamento com a legislação ambiental brasileira, o Governo do Amazonas está intensificando as ações de orientação sobre a proibição do uso de penas de animais silvestres na confecção de peças artesanais expostas na Mostra de Artesanato e Economia Solidária do Festival de Parintins 2025. A iniciativa proposta pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (Sedecti), visa orientações presenciais sobre o uso adequado de insumos e penalidades para uso ilegal de fauna silvestre.

A medida tem como objetivo garantir que todos os produtos comercializados durante o festival respeitem as normas de proteção à fauna e, ainda, valorizem a arte local sem comprometer a biodiversidade da região.

A iniciativa reforça a importância da valorização de práticas culturais sustentáveis e a proteção da fauna amazônica. A Setemp oferece orientação direta a artesãos, turistas e comerciantes: penas naturais de aves silvestres são proibidas, e artesanatos confeccionados com esse material serão recolhidos imediatamente, conforme a legislação ambiental vigente (Lei nº 9.605/98).

Foto: Jamille Silva/Setemp“Nosso papel é educativo e preventivo. O Governo do Amazonas está dialogando com os artesãos desde o processo de curadoria das peças, oferecendo apoio técnico para garantir que nenhum material proibido seja utilizado. É uma medida que protege tanto a fauna quanto a integridade do nosso Festival de Parintins”, destacou o secretário executivo da Setemp, Henry Vieira.

A ação, que iniciou durante o processo de curadoria das peças artesanais para o espaço dedicado ao Programa do Artesanato Amazonense e o Programa Economia Solidária, incluiu rodadas de conversa com artesãos e expositores sobre alternativas sustentáveis; orientações e informativos sobre a Lei de Crimes Ambientais e os impactos do uso ilegal de penas silvestres.

A Setemp conta com o apoio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que realizam o monitoramento; e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que colabora com a fiscalização conduzida pela coordenação do espaço. A iniciativa tem como objetivo promover o artesanato sustentável como um diferencial competitivo e uma forma de valorização da cultura local.

A Mostra de Artesanato e Economia Solidária está na sua vigésima edição, de quarta-feira (25/06) a domingo (29/06), no Turistódromo, e integra a programação oficial do 58º Festival Folclórico de Parintins.
O post Festival de Parintins 2025: Setemp reforça orientação sobre proibição do uso de penas e partes de animais silvestres na Mostra de Artesanato e Economia Solidária apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

No Dia do Cardiologista, Hospital Francisca Mendes destaca a ampliação do acesso à cirurgia cardíaca minimamente invasiva

13 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas inicia envio de 60 viaturas para reforçar segurança no interior do estado

13 de agosto de 2025
Amazonas

Exploração e exposição de crianças e adolescentes na internet: PC-AM alerta sobre o crime e orienta a população sobre formas de denúncia

13 de agosto de 2025
Amazonas

Bioeconomia: Ciama realiza Diálogo Participativo em Careiro

13 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima propõe carta conjunta de governadores para a COP30 e alerta para entraves no licenciamento da BR-319

13 de agosto de 2025
Amazonas

Primeira edição do ‘Banzeiro Cabôco’ leva música regional ao Largo de São Sebastião

13 de agosto de 2025
Brincando com JesusBrincando com Jesus