Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Brincando com Jesus
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Brincando com JesusBrincando com Jesus
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Junho Violeta: Sejusc dispõe de centros para orientação e assistência de idosos vítimas de violências

11 de junho de 2025
Compartilhar

Espaços funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h

Foto: Ygson França/Sejusc

Ter uma velhice tranquila e segura é um sonho comum, mas é nessa idade que muitas pessoas passam por violências. Para amparar e orientar essas vítimas, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) dispõe de três unidades do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os Cipdis estão localizados na zonas centro-sul, na Rua do Comércio, ao lado da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI); e nas zonas leste e norte, nas dependências as unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) nos shoppings São José e Via Norte, respectivamente.

Nos espaços, é possível fazer denúncias sobre crimes cometidos contra pessoas idosas, ter atendimento jurídico e psicossocial, além de receber orientações sobre os programas de bem-estar do Governo do Amazonas e sobre o Estatudo da Pessoa Idosa.

Um dos advogados do Cipdi Normando Pinheiro explica que dezenas de idosos e familiares procuram o serviço diariamente, muitas vezes para checar se casos suspeitos se enquadram como crimes e de que forma as vítimas podem ser assistidas. Os atendimentos sempre começam pela escuta qualificada da vítima.

“A pessoa idosa e o seu acompanhante podem se dirigir ao Cipid, onde será atendido para que seja feita a escuta qualificada. Ela também passará por um serviço multiprofissional envolvendo uma equipe de assistentes sociais, psicólogos e advogados. Aqui, ela receberá toda a orientação necessária para a resolução do caso”, explica Pinheiro.

Foto: Ygson França/Sejusc

Segundo ele, neste mês, com o reforço de informação sobre a campanha Junho Violeta, a procura se intensifica nas três unidades do Cipdi e ainda com casos encaminhados pela rede de proteção.

“O maior número de atendimentos aqui se dá principalmente em relação a questões de violência física contra a pessoa idosa, violência psicológica, patrimonial e financeira. Hoje está muito comum a realização de golpes virtuais, por exemplo, golpes relacionados a empréstimos indevidos feitos no nome dessas pessoas idosas. Tem um volume muito grande de vítimas dessa violência que tem nos procurado”, avaliou o advogado.

Alvo frequente

Mesmo que a violência ocorra em ambos os gêneros, as mulheres são alvos mais frequentes. Dos 4.060 crimes registrados de janeiro a maio de 2025, 56% foram contra mulheres, pardas e, em sua maioria, na faixa etária de 60 a 69 anos. Quando o recorte se dá por estado civil e escolaridade, 29% delas são solteiras e 30,9% têm o Ensino Fundamental.

As zonas da cidade com maior índice de denúncias de crimes contra a pessoa idosa são leste, norte e sul da capital. Quanto aos casos mais registrados, estão: negligências, com 560 casos; vulnerabilidade e risco social, com 453 casos; seguido de violência psicológica, com 374; e violência financeira e econômica, com 294 casos denunciados aos Cipdis. Intimidação e perturbação teve 255 registros.

Normando diz que grande parte das violências são cometidas no seio familiar. “Infelizmente essa é uma realidade, por isso é importante a denúncia. No Cipdi, o atendimento jurídico se dá em todas as áreas. Os idosos são recepcionados e muitas vezes são encaminhados para a Defensoria Pública ou Delegacia do Idoso para averiguação”, reforça.

Casos de violências também podem ser denunciados ao Disque 100 e aos números 180 e 190, 24 horas por dia.
O post Junho Violeta: Sejusc dispõe de centros para orientação e assistência de idosos vítimas de violências apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sistema Sepror oferece cursos profissionalizantes na 9ª Feira de Agronegócios da Nilton Lins

4 de agosto de 2025
Amazonas

Orquestra de Repertório Popular do Liceu apresenta espetáculo “Da Bossa ao Samba”, no Teatro da Instalação

4 de agosto de 2025
Amazonas

Programa Prato Cheio promove discussões sobre vulnerabilidade social, saúde e violência contra a mulher

4 de agosto de 2025
Amazonas

Inscrições para o Programa de Incentivo à Extensão Universitária e à Pós-Graduação em CT&I da Fapeam começam nesta terça-feira

4 de agosto de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 177 vagas de emprego para esta terça-feira

4 de agosto de 2025
Amazonas

‘AgroAmazonas e Defesa Agropecuária’ abre venda de estandes para a sua primeira edição

4 de agosto de 2025
Brincando com JesusBrincando com Jesus